“E Ele converterá o coração dos pais aos filhos
e o coração dos filhos aos pais”  Ml. 4.6a
“Ensine a criança no caminho” que deve andar,
e ainda quando for velho, não se desviará dele” Pv. 22.6

Como vou conhecer meus filhos se não dedicar tempo de qualidade e propósito definido para isso. Quando passo a conhecê-lo como ele age e reage às situações de cada etapa da vida, para poder incutir valores que o levem ao alvo, “o Caminho”?
Mas para isso disponho de pouco tempo, ele é como um cimento molhado que vai secando rapidamente e consolidando seu caráter, definindo o que ele vai ser para o resto de sua vida.
      De 0 à 3 anos em torno 50 % do caráter da criança já está formado e de 3 à 8 se dá mais em torno 30%, ou seja numa criança de 8 anos em torno 80% do seu caráter já foi formado e sedimentado.
      Muitas vezes devido aos pais não estarem com os corações convertidos aos filhos, ou seja, não estão colocado-os na escala prioritária de valores, antes dos objetivos pessoais do “ter e ser”.
      Então saem os dois para atender a demanda dos valores atuais, e para compensar sua falta de tempo pois não converteu seu coração a essência dos filhos, dão presentes, coisas para compensar.
       Se não há esta conversão, a contrapartida não vai existir, os corações dos filhos não serão convertidos também aos pais, e nesse dia, muitos filhos não tem tempo de qualidade para conhecer as necessidades de seus pais, sem a intimidade de um relacionamento mais profundo darão presentes para compensar sua ausência. E assim o modelo se repetirá.
    “Ensine a Criança no caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele”.
      Depende de qual “caminho” está ensinando aos filhos. Dos relacionamentos ou dos valores egoístas da realização pessoal. Pr. Gilson