Reflexão: A igreja atual vive com freqüentes "modismos", aliado a isto,
vivemos um século de pluralidade religiosa.

Wesley nos ensinou basicamente que uma correta teologia se faz a partir do momento em que temos uma vida cristã onde o centro é a Bíblia. Essa teologia, porém, não pode deixar de preservar a Tradição ou de dar ensejo à Experiência. Não pode esquecer-se da Razão e nem mesmo perder o enfoque da Criação e da Salvação.

Hoje em dia os "modismos" que a igreja enfrenta podem colocar em "cheque" alguns aspectos da teologia que Wesley nos chama a vivenciar. Podem levar o cristão metodista que não se preocupa em estudar suas origens, a negar a tradição, por exemplo. Ou, a realizar apenas discussões teológicas, o que não foi a preocupação de Wesley. Pois este almejava o consenso doutrinário. Mas, mesmo assim, definiu "padrões doutrinários" e para isso, mostrou que devemos a utilizar a Razão e a Experiência, com equilíbrio.

Deste modo há marcas metodistas que devem ser preservadas porque têm uma razão de ser. Tudo dentro de um contexto "sócio-eclesial". Não apenas para simplesmente ser uma doutrina fria e sem vida. Há, perante estes modismos enfrentados hoje pela igreja, uma necessidade de resgatar os ensinamentos de Wesley, sob pena de perdermos a consciência histórica. E assim, a herança de toda a experiência de Wesley. A qual foi permitida por Deus, para que ele a vivenciasse e a transformasse em ensinamento para os dias de hoje.

Fora do âmbito da igreja metodista, há a pluralidade religiosa. Fato importante para a atualidade, diante da diversidade de credos. Porém, devido a algumas circunstâncias isso pode causar prejuízos à verdadeira teologia.

Hoje, percebemos a existência de igrejas diversas. Dá a impressão muitas vezes que algumas são criadas com base numa doutrina teológica muito pobre e sem raízes. Assim, tornam-se apenas criações de seus fundadores a fim de se enquadrarem às suas percepções e desejos de ter uma igreja própria. Estas determinam regras ou possibilitam ações baseadas apenas na vontade humana.

Portanto, independentemente de maiores considerações devemos ressaltar e valorizar o que aprendemos com Wesley: Ele ansiava pela sadia correlação entre fé e vida. Ele lutou para que houvesse evidente e verdadeiramente uma relação direta entre teologia e ação da Igreja.

Fernanda Hack