Biênio 2016 - 2017

Biênio 2016 - 2017

Pesquisar

Acesso Rápido ao Blog

Arquivo do Blog


“Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa...” (Lucas 10.41b–42ª)


Confesso que tenho dificuldade de vivenciar (no dia-a-dia) a verdade contida nos versos acima. Muitas vezes me vejo inquieto e preocupado com diversas coisas. Creio que muitos/as dos/as que leem essa reflexão se identificam comigo.

É interessante perceber as diversas vezes que a expressão uma só coisa é usada na bíblia:

O Salmista testifica: “Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei...” (Salmo 27.4);

Uma só coisa te falta...” disse Jesus ao jovem rico (Marcos 10.21);

Uma coisa eu sei...” exclamou o jovem curado de sua cegueira por Jesus (João 9.25);

Uma coisa faço...” testemunhou o apóstolo Paulo aos filipenses (3.13);

E o apóstolo Pedro escreveu: “Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer...” (II Pedro 3.8).

E hoje sou exortado pelas palavras de Jesus, ditas à Marta: “Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa...”. Mesmo tendo sido ditas à Marta em um contexto muito específico, creio que essas palavras têm um significado que vai muito além do tempo e de qualquer contexto. Creio que elas expressam o desejo de Deus para todos/as os seus filhos/as em todas as épocas.

Consideremos as muitas coisas que nos inquietam e nos preocupam nesse momento: Talvez a situação do país; a violência crescente; um problema de saúde; uma situação no trabalho; o casamento; um/a filho/a; e a lista continua.

Entretanto, uma só coisa é necessária”. Enquanto reflito sobre isso, outra exortação de Jesus me vem à mente: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus...”. De fato, todas as vezes que a bíblia se refere a “uma coisa ou “uma só coisa”, Essa “coisa” está relacionada à busca da orientação divina (do Reino de Deus).

Encerro essa reflexão relembrando um texto bíblico que trago em minha memória desde a adolescência: “Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti” (Isaías 26.3).

Bispo João Carlos

No Cenáculo

Revista Escola Dominical