Todos os dias perdemos muitas oportunidades que nem percebemos com as escolhas que fizemos. Perdemos algumas por falta de interesse, mas perdemos a maioria por falta de entendimento, porque não sabemos como será o amanhã. Algo que parece bom hoje, amanhã pode se mostrar ruim; e algo que parece ruim hoje amanhã se mostra algo excelente. Como não sabemos o futuro, muitas vezes escolhemos errado e perdemos boas oportunidades.

O texto de Marcos 10.46-52 nos mostra uma situação assim, fala de Bartimeu, um cego que estava acostumado a esmolar. Diz o texto que o lugar onde ele ia diariamente pedir esmolas era à beira do caminho de entrada e saída da cidade de Jericó. Quando Jesus entrou na cidade, por algum motivo Bartimeu não aproveitou a oportunidade, mas quando Jesus estava saindo, Bartimeu não perdeu a oportunidade e consegue o que queria e precisava. Se quisermos aproveitar as oportunidades que DEUS nos dá.

Precisamos estar atentos às coisas de DEUS. As vezes nos preocupamos com tantas coisas que esquecemos o que DEUS diz, o que Ele prometeu e o que Ele pode e faz com aqueles que confiam e esperam n’Ele. Não quer perder nenhuma oportunidade que DEUS te dá? Procure estar atento à DEUS, aos seus ensinos e à sua maneira de agir. Se preocupe em conhecer mais a DEUS.

Precisamos ter atitudes. Bartimeu passou uma vida inteira esmolando à beira do caminho, mas quando tem sua chance, começa a clamar parra que Jesus tenha misericórdia dele e deixa aquele lugar. Às vezes estamos acomodados às situações que precisamos deixar. Quer aproveitar a oportunidade que DEUS te dá? Ouça a Ele e depois faça o que Ele diz. Tenha atitude. Se precisar de coragem para isso, peça a DEUS.

Precisamos aprender a confiar no SENHOR. Confiar em DEUS nem sempre é fácil. Para confiarmos n’Ele de todo o nosso coração precisamos passar por um processo de aprendizado. A Bíblia nos diz que o ESPÍRITO SANTO nos ensinaria. Quer viver melhor usufruindo das oportunidades que DEUS te dá? Aprenda a confiar no SENHOR. Aprenda a viver, pela fé, n’Ele. Se precisar de ajuda, peça a DEUS.

DEUS nos dá várias oportunidades para que tenhamos uma vida abundante, mas para isso precisamos aprender com Ele, confiar nos seus ensinos (no que Ele diz) e obedecer. Quer isso?